caleb-woods-R2lCJwGyqPQ-unsplash

Como se tornar um Piloto de Avião

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Existem basicamente três licenças de piloto de avião: Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Piloto de Linha Aérea (PLA). A primeira etapa é a licença de Piloto Privado. Com ela você estará apto a pilotar uma aeronave sem fim remunerado. No PP você tira a habilitação para pilotar aeronaves monomotoras em voo visual.

Passo a passo para ter a licença de Piloto Privado:

Curso teórico:

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) exige que o interessado em se tornar piloto privado faça uma prova junto a agência para comprovar seus conhecimentos técnicos. Para isso, o futuro piloto deve fazer um curso preparatório, que é o que você vai encontrar aqui no AeroHelps. Apesar de não ser obrigatório fazer o curso para prestar a banca da ANAC, é extremamente recomendável, por se tratarem de matérias técnicas específicas que exigem um estudo prévio refinado. As matérias abordadas na prova e oferecidas pelo AeroHelps São:

  • Conhecimentos técnicos de aeronaves
  • Regulamento de tráfego aéreo
  • Meteorologia
  • Navegação Aérea
  • Teoria de voo.

Prova da Anac

O curso de PP teórico dura em média 4 meses, mas isso depende muito da performance do aluno. Após a finalização do curso e muito estudo com os simulados de prova, o candidato presta a banca e precisa acertar no mínimo 70% das 20 questões de cada matéria, (a prova inteira totaliza 100 questões). Se o aluno não atingir essa média em alguma matéria, ele terá que fazer novamente somente a prova da matéria que não passou. Mas, estudando no AeroHelps isso não irá acontecer!

Bora voar?

Enquanto faz o curso do AeroHelps, você pode iniciar suar horas de voo, mas só poderá efetuar seu primeiro voo solo depois que passar na banca da Anac. Portanto, fica a seu critério a programação de voos. Porém, para voar você precisa passar por uma inspeção de saúde:

Certificado Médico Aeronáutico

Para iniciar suar horas de voo como aluno você precisa tirar o CMA (Certificado Médico Aeronáutico), isso deve ser feito por clínicas ou médicos credenciados pela ANAC e tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança de voo decorrente de problemas de saúde e tem validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.
No caso do Piloto Privado, você deve tirar o CMA 2ª Classe, que tem validade de 5 anos. Isso pode ser feito antes de iniciar o curso teórico. Você encontra a lista de clínicas credenciadas no site do governo brasileiro: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/profissionais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/cma

Comece suas horas de voo

Depois de tirar o CMA você já pode ocupar o assento esquerdo do avião na posição de piloto e iniciar sua instrução. Lembrando que você pode voar até antes do voo solo sem ter feito a Banca da ANAC, mas para dar sequência ao treinamento, você precisará passar na banca.
O curso prático de PP exige pelo menos 40 horas de voo em avião de escola, mas normalmente o piloto se torna apto a realizar o voo de check com mais horas de treinamento. Isso varia muito de pessoa para pessoa.
Quando o seu instrutor da escola homologada julgar que você está pronto, é hora de fazer o voo de check.

Voo de check

Esse voo é como se fosse o exame da Auto Escola. Nele você entrará no avião com um checador da ANAC que irá avaliar suar habilidades técnicas em 1 horas de voo e julgará se você está pronto para receber sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica) de Piloto Privado).

Depois do voo de check é só aguardar a documentação que será encaminhada para a ANAC pela escola onde você fez suas aulas práticas. Com a licença de PP você já é piloto e poderá dar sequência ao seu treinamento, se seu interesse for se tornar piloto comercial de avião, ou simplesmente continuar voando para onde quiser por hobby como piloto privado.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

+ Posts

Como se tornar um Piloto de Avião

Existem basicamente três licenças de piloto de avião: Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Piloto de Linha Aérea (PLA). A primeira etapa é a

Comissário de Voo HotMart

CURSOS curso completo Comissário de Voo 12 meses investimento: 12x R$ 199,31 comprar conteúdo Acesso ao material por 12 meses. investimento de R$ 1997,00 a

bloco4

CURSOS módulo Bloco IV Comissário acesso por 12 meses investimento 3x R$ 199,00 comprar conteúdo Acesso ao material por 12 meses início imediato vídeo aulas,